Ensinamento da Baiana Maria dos Cocos Verdes
Na página da Baiana, falamos sobre um ensinamento importante passado por ela que foi de encontro ao entendimento que passamos dos Exús no início de nossos trabalhos.
Quando falamos de Exú desmistificamos a imagem negativa atribuída a essa entidade e, até pouco tempo, atribuímos essa condição a "eguns" que, se fazendo passar por Exú, aceitava obsidiar alguém, causando vários transtornos... (detalharemos isso mais tarde).
O fato é que a dona Maria dos Cocos Verdes, um dia, nos disse que Eguns são todos os que morrem... ela mesma se denominou Egum.. e portanto, disse que não poderíamos atribuir esse nome a espíritos malfeitores... pois os Eguns estão em busca da evolução.
E ela nos disse que os espíritos que não aceitam a evolução e sim o mau como prática constante são chamados "Kiumbas".
Pra confirmar o que a baiana nos disse a algum tempo, segue uma definição bem interessante do Significado de kiumba.
Um ensinamento de muito fundamento, o qual só nos enriquece e nos torna um Templo que firma sua missão de Fé, Esperança e Caridade somente na prática do bem e para o bem.
Vamos falar mais sobre Exús?!!!
Primeiro vamos combinar que, ao mencionarmos o termo "Exú", estamos incluindo também nossas queridas Bombogiras, ok?
Muito se diz sobre essas entidades, muito se atribui a força deles... ressaltamos que não estamos aqui questionando nenhuma doutrina aplicada em outros Templos e nem dizendo que somos os donos da verdade mas, sim, estamos afirmando que Exú não é o demônio e não faz o mau!
Partimos de um conceito comum em vários de nosso seguimentos religiosos: "Exú é escravo do Orixá."
Para nós, deste Templo, preferimos a seguinte afirmação:
"Exú é o mensageiro do Orixá."
Ou ainda...
"Exú é o verdadeiro trabalhador da Umbanda."
Quando afirmamos que Exú está diretamente ligado ao Orixá, já o classificamos como um ser iluminado que tem como principal responsabilidade trabalhar em nome do Orixá que ele representa.
Se entendemos essa condição, como associarmos que Xangô (Rei da Justiça) aceitaria que seu representante Exú realizasse qualquer injustiça a quem quer que seja?
E como Ogum, vencedor de demandas, iria permitir que um de seus representantes "demandasse" contra qualquer um de seus filhos?
Seria, no mínimo, confuso não acham?
Enfim, queridos irmãos... Exú é o verdadeiro trabalhador da Umbanda e em breve vamos falar um pouco mais sobre essa entidade tão especial e ao mesmo tempo tão polêmica dentro de nossa Umbanda!!!
Laroiê Exú!Exú é Mojubá!
Com essa saudação iniciaremos essa postagem dizendo um pouco do conceito que este Templo tem desses seres maravilhosos mas que, infelizmente contam com uma atmosfera obscura em torno deles, sempre associando ao mau e a promiscuidade.
Graças a Deus estamos sempre em processo de evolução e muito já avançamos quando se fala de Exú (sempre que mencionarmos Exús, estamos falando também da energia feminina dessa linha, as Bombogiras ou Pombagiras), mas ainda é comum encontrarmos pessoas de todos os seguimentos religiosos associarem Exú ao mau, ao demônio, a promiscuidade e ao comportamento destrutivo.
Não vamos julgar o julgamento alheio apenas vamos apresentar os Exús e Bombogiras da forma que eles mesmos se apresentaram a nós, no nosso Templo.
Não vamos, em nenhum momento criticar quem quer que seja e a sua forma de trabalhar em torno dessas entidades, muito menos que as procura.
Então vamos focar nos nossos queridos Exús.
Nenhum comentário:
Postar um comentário