quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Umbanda e seus mistérios

O segredo é a alma do negócio!
E com essa frase, cai por terra os mistérios da Umbanda pois, Umbanda não é comércio, não é vitrine de caboclos e pretos-velhos vendidos nos oris de seus médiuns;
Umbanda não é de ouro, nem prata, Umbanda é de terra e suas variantes, argila, barro;
Umbanda não é de grife pois, Umbanda não usa salto alto ou vestidos de festa... ela se veste de branco e seu calçado é o chão batido.
Então qual o verdadeiro mistério da Umbanda?
É a humildade, resiliência, é ouvir e não falar, é esperar, é dar de graça o que de graça lhe foi dado.
Umbanda é uma vida inteira tentando desvendar seus mistérios, sem o menor segredo pois, na Umbanda, quem conhece todos os mistérios são as entidades.
Um mesmo alimento pode ter gostos diferentes de acordo com as mãos que o prepara e, assim é a Umbanda, com seus temperos terá um gosto diferente de acordo com aquele que a toca.
Vender Umbanda não existe!
Conhecê-la em sua totalidade é subestimar o invisível, as forças da natureza e a aruanda.
Acreditar ser detentor do poder de aprisionar pessoas e suas entidades é o mesmo que admitir guardar vento.
Tempos atrás a umbanda era condenada pelo desconhecimento e hoje continua sendo por "conhecimento" em demasia.
Alguns ditos representantes de Umbanda que vendem ilusões, rituais e obrigações que não têm nada a ver com a verdadeira religião nos condenam ao preconceito e nos encurralam dentro de nossos terreiros nos fazendo justificar tais desmandos àqueles que procuram ajuda.
O que nos cabe como verdadeiros umbandistas é nos mantermos no caminho guiado por nossos Caboclos e Pretos-velhos, sem nos corromper pelo comércio de títulos.
A exemplo dos reis, rainhas, sacerdotes e guerreiros escravos que, nas senzalas de nada valiam seus títulos e coroas e, mesmo assim foram soberanos e líderes, sábios e valentes, mostrando que não eram a nobreza que os faziam nobres e sim suas atitudes nós, seguiremos firmes em nossos conceitos de Fé, Esperança e Caridade, sem nos preocuparmos com etiquetas pois, de nada valem se as atitudes não forem nobres.
Salve a força de nosso Pai Oxalá e de todos os Orixás da Umbanda!
Salve a sabedoria dos Pretos-velhos, Caboclos, Boiadeiros, Baianos, Marinheiros, Exús e Bombogiras!
Salve a essência de Cosme e Damião !
Salve a Umbanda!

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa